Instruções do Exame

VARICELA ZOSTER PCR

Instruções para paciente

-O vírus varicela-zoster (VZV) é um vírus de DNA pertencente ao grupo dos herpesvírus. A infecção primária pelo VZV causa varicela (catapora), doença infecciosa aguda caracterizada por lesões vesiculares em diferentes estágios de desenvolvimento na face, tronco e extremidades.
- A catapora representa uma grande ameaça a neonatos e indivíduos imunocomprometidos. O herpes zoster é mais comum acima dos 50 anos.
- Após a infecção primária, o VZV pode permanecer nos gânglios nervosos sensoriais como uma infecção latente. A reativação da infecção latente causa herpes zoster. As complicações mais comuns da varicela são as infecções bacterianas de pele e partes moles e a pneumonia.
- Pessoas imunocomprometidas que se infectam com o VZV correm o risco de desenvolver disseminação visceral, levando a pneumonia, hepatite, encefalite e coagulação intravascular disseminada. Se uma gestante contrair varicela nos primeiros trimestres de gestação, há risco de síndrome congênita da varicela.
- O diagnóstico da varicela e do herpes zoster geralmente é feito clinicamente. A confirmação laboratorial pode ser útil quando a apresentação clínica é incerta, especialmente nos pacientes imunossuprimidos. O método mais sensível para confirmar o diagnóstico é a reação em cadeia da polimerase (PCR). Os ensaios de PCR em tempo real fornecem confirmação de VZV a partir de espécimes clínicos obtidos de lesões cutâneas e fluidos corporais, como líquor e líquido amniótico. O teste de PCR no sangue também pode ser útil no paciente transplantado que tem doença visceral antes do aparecimento de lesões cutâneas.

TEMPO DE JEJUM
- Jejum não obrigatório.