INSULINA PÓS PRANDIAL
Instruções para paciente
SOBRE O EXAME:- A insulina é um hormônio segregado pelas células beta do pâncreas. A insulina regula a absorção e a utilização da glicose e está também envolvida na regulação da síntese proteica e no armazenamento dos triglicerídeos. Um aumento na quantidade de glicose na circulação estimula a secreção de insulina. A insulina, por sua vez, estimula a absorção de glicose nos tecidos e inibe a quebra de glicogênio no fígado. Quando o nível de glicose volta ao valor basal, a insulina também volta. Uma das principais aplicações clínicas da insulina reside no diagnóstico e no tratamento da diabetes mellitus. Níveis elevados de Insulina são encontrados em indivíduos obesos, com Síndrome de Cushing, que utilizam contraceptivos orais e que possuem cromegalia, insulinoma e hipertiroidismo. Níveis baixos de insulina são encontrados na diabetes mellitus manifestada. A medição do ensaio da insulina é utilizada em investigações de diagnóstico de diabetes: Os níveis de insulina sob condições basais ou após a administração de glicose são úteis para avaliar a capacidade do pâncreas de secretar insulina. A insulina é medida e utilizada na detecção precoce de diabetes, no acompanhamento e estabilização de diabéticos tratados com insulina, na previsão de complicações da diabetes de Tipo II e no diagnóstico de insulinoma.
- Além de sua indicação no diagnóstico de insulinoma, a dosagem de insulina pode ser utilizada para estudo de outras causas de hipoglicemia. Diversas formas de resistência a insulina, por diferentes mecanismos, vem sendo descritas. A causa mais conhecida e a que acompanha a obesidade, que apresenta níveis de insulina elevados, com resposta exagerada após a sobrecarga glicídica. Nesses casos, ocorre elevação da insulinemia, frente a níveis normais ou elevados da glicemia.
TEMPO DE JEJUM
- Jejum obrigatório de 2 horas após a refeição.
- Em caso de crianças, seguir orientação médica.
INSTRUÇÕES
- Ao iniciar a alimentação, marcar o horário, aguardar 2 horas, a partir do inicio da refeição e retornar para colher o exame (chegar ao laboratório 10 minutos antes da coleta).
- Pode-se ingerir água neste período.
- Se ingerir sobremesa, faze-lo logo após alimentação.
- A coleta deverá ser feita no mesmo dia da insulina em jejum (se houver).
- Neste intervalo de 2 horas não poderá: chupar balas, mascar chicletes, tomar cafe, chá, suco, sorvete, etc.
- O teste poderá ser colhido após qualquer refeição, de preferência uma refeição habitual do cliente (almoço).